Processo Seletivo SMASFisioterapia oferece oficina para comunidade

Alunos de Fisioterapia da FEMA, com acompanhamento da professora Maria Eulália Baleotti, coordenadora do curso, realizaram no dia 28 de abril, uma oficina de Postura Corporal para escola em Maracaí, atendendo crianças e familiares

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Alunos do curso de Fisioterapia, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), com apoio e acompanhamento da professora mestra Maria Eulália Baleotti, coordenadora do curso, ofereceram uma oficina de Postura Corporal para crianças, adolescentes e adultos, no último sábado, 28 de abril, na escola estadual José Gonçalves de Mendonça, em Maracaí (SP). A atividade de extensão universitária fez parte do cronograma do programa Escola da Família, que recebe a comunidade aos fins de semana na rede pública de ensino.

A oficina já foi aplicada na primeira edição do projeto FEMA Cidadania com sucesso e abrange todos os públicos. “A postura é como posicionamos o corpo nas atividades diárias e, com a oficina, os alunos de Fisioterapia orientaram as pessoas para as posturas mais adequadas, a fim de prevenir dores, lesões e até má formação durante a fase de desenvolvimento da criança, já que na escola elas passam longos períodos sentadas e carregam mochilas. A oficina orientou crianças e seus responsáveis sobre qual a melhor maneira de se posicionar durante o dia-a-dia”, explicou Maria Eulália.

Esse projeto traz uma visão preventiva, promovendo saúde e se antecipando má formações que podem ser adquiridas com hábitos posturais errados durante a infância. É uma instrução que traz ganhos reais para a comunidade. “Com boa postura você evita que o músculo esquelético sofra uma má formação que resulte em problemas quando os ossos estiverem amadurecidos”, completou a professora.

É muito importante para os alunos do curso de Fisioterapia já se aproximarem da prática e ter a convivência com a comunidade, conhecer o público que eles estão atendendo. Relacionar a teoria com a prática faz com que se formem profissionais mais qualificados, altamente capacitados para atender as necessidades da população.