Processo Seletivo SMASIniciação Científica de ex-aluno é publicada

Pesquisa de ex-aluno do curso de Publicidade e Propaganda da FEMA é publicada em Revista temática sobre Comunicação, da Universidade Estadual da Paraíba UFPB, no mês de abril de 2018

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

Artigo com trabalho de Programa de Iniciação Científica (PIC) de ex-aluno da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) é publicado em Revista da Universidade Estadual da Paraíba (UFPB), em sua publicação mensal de abril, 2018. Igor Matheus Silva Barros em 2015, ano em que terminou a graduação em Publicidade e Propaganda, fez o PIC “O potencial da mídia espontânea em clubes de futebol de menor expressão: um estudo de caso do VOCEM de Assis”. A pesquisa foi orientada pela professora doutora Lívia Maria Turra Bassetto e co-orientada pelo professor Paulo Sergio da Silva, ambos docentes do curso de Publicidade na FEMA.

A Revista é temática sobre Comunicação e áreas afins, sendo interdisciplinar. É destinada a publicação de artigos de pesquisadores da graduação e pós- graduação. A pesquisa traz desenvolvimento profissional e acadêmico para o aluno, já que estudantes que realizam o PIC têm uma maior valorização do currículo com apresentações de trabalhos, como no Fórum Científico realizado pela FEMA, em outros congressos ou até publicadas como resumos e artigos. Publicações trazem destaque para o profissional, seja em uma seleção de emprego ou para pós-graduação. É de extrema importância que desenvolvam pesquisas durante seus anos de graduação.

O artigo, fruto do projeto de Igor, apresenta uma análise de dados de um pequeno clube de futebol brasileiro da cidade de Assis-SP, o VOCEM. O time, em 2015, gerou mídia espontânea e teve dificuldade em ser patrocinado. Com os dados referente a esse ano, foi mostrado como a mídia espontânea, mesmo que gerada pelos menores clubes, pode ser favorável ao patrocinador. Foram utilizados conceitos básicos sobre marketing esportivo e mídia espontânea.

A publicação pode ser conferida aqui.