Processo Seletivo SMASFEMA recebe palestra de Terapia Ocupacional

Alunos e professores do curso de Fisioterapia participaram de palestra com Terapeuta Ocupacional especializada em Próteses e Órteses. Apresentação foi uma oportunidade para os alunos conhecerem essa área de atuação

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Alunos e professores do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de palestra, no mês de março, com o tema “O Papel da Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Reabilitação”, com Maria José Alves. A palestrante foi pioneira na área de adequação de Próteses e Órteses para pessoas com necessidades especiais e trouxe essa experiência para quem prestigiou a apresentação. Maria José já trabalhou com a professora mestre Maria Eulália Baleotti, coordenadora do curso de Fisioterapia, há muitos anos no Sistema Único de Saúde (SUS) e a professora trouxe para seus alunos a oportunidade de conhecer a terapeuta ocupacional e seus trabalhos.

Maria José já trabalhou em grandes empresas, como a Ottobock, empresa alemã que fabrica próteses para atletas paralímpicos, com adequação de cadeiras de rodas na empresa Expansão e cadeiras de rodas motorizadas na Freedom. Também já trabalhou com a adaptação de órtese para crianças com paralisia cerebral e com parque infantil para crianças com necessidades sensoriais diferentes, onde participava do processo de montagem dos brinquedos para essas crianças, na empresa Reatech.

A palestra aconteceu no dia 21 de março, na FEMA, e apresentou um assunto essencial para a formação do Fisioterapeuta, expandindo seu aprendizado através do contato com profissionais que já realizaram trabalhos incríveis e atuam na área. Maria Eulália, como professora e coordenadora do curso de Fisioterapia, fica feliz em poder oferecer essa oportunidade para seus alunos. “É um trabalho maravilhoso que ela faz, foi muito boa a palestra e a atuação dela é incrível, como ela desbravou o campo da indústria das órteses sendo uma profissional da reabilitação”, finaliza a professora.