SEMACOM 2018Alunos visitam Clínica de Medicina Nuclear

A visita serviu como aula prática da disciplina de Genética e os alunos puderam aprender mais sobre o tratamento de patologias como o câncer

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Alunos do primeiro ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) visitaram, no mês de março, a CRV Clínica Renascer, especializada em Medicina Nuclear. A visita foi organizada e acompanhada pela professora doutora Luciana Pereira Silva, que leciona Genética para o curso, e serviu para que os alunos conhecessem a rotina dos tratamentos de quimio e radioterapia para pacientes com diagnóstico de câncer.

A Medicina Nuclear usa materiais radioativos para finalidade diagnóstica e terapêutica e através desse método é possível chegar em diagnóstico precoce, estadiamento e controle da evolução de muitas doenças, como o câncer, por exemplo. Eles tiveram contato direto com os responsáveis por atuar nas terapias e puderam acompanhá-los. “Foi um ganho para os alunos, pois tiveram ideia de como é a atuação do enfermeiro que trabalha em uma Clínica Oncológica, desde o diagnóstico até o tratamento”, falou professora Luciana. Não só o trabalho do enfermeiro foi acompanhado, mas também os outros profissionais envolvidos, como fonoaudiólogo, médica oncologista e farmacêutico.

Luciana explica que o câncer é uma mutação da célula do tecido, que se repete e “cresce”, uma mitose descontrolada. A visita foi, além de experiência, um incentivo para se aprofundar nos estudos da Genética, já que nessa disciplina eles aprendem sobre as células e como elas funcionam no corpo humano. Muitos dos alunos que visitaram a clínica até se interessaram por estágios voluntários para poder aprender mais e estar perto da rotina de quem trabalha com algo tão delicado. Esse tipo de vivência traz um grande diferencial para o profissional de Enfermagem.