Main Menu

Conheça a Fema

AIMES-SPFEMA realiza VIII Encontro da AIMES-SP


A instituição e a cidade entram para a história com a criação da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior. Eduardo Vella também assume a vice-presidência da AIMES-SP

Por Glauciana Nunes 

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A VIII edição do Encontro Educacional da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo (AIMES-SP), que aconteceu de 4 a 6 de abril de 2018, foi um sucesso e entra para a história!

 

Dessa vez, o palco dessa grande reunião de reitores e presidentes de faculdades e universidades municipais foi a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), que faz parte da AIMES-SP desde a sua criação, em 2014. O evento foi organizado por uma comissão interna da FEMA e conduzido por Sandoval Nassa, diretor-executivo da AIMES-SP.

 

Mais de 70 pessoas participaram dos três dias de encontro, dentre eles reitores, presidentes, professores, advogados e comunicadores de diversas instituições de ensino. O encontro deste ano teve grandes novidades e coloca tanto a FEMA quanto a cidade de Assis em destaque no cenário nacional da educação.

 

Dentre todas as discussões de diretrizes dos associados, algumas tiveram destaque, como implementação de EAD, relação com o Tribunal de Contas do Estado e com o Ministério Público, Avaliação dos especialistas do CEE, VUNESP e os vestibulares de meio de ano e de 2019, FIES e Financiamento próprio.

 

Dra. Dilce Roston, médica com mais de 30 anos de experiência na implantação de hospitais e unidades de saúde no centro-oeste e na Amazônia, que falou sobre como criar e administrar Hospitais Educativos para os cursos de Medicina. Além dela, Cláudio Santana, da Csanmek Tecnologia, apresentou novos equipamentos para cursos da área de saúde.

 

Na sequência, dois professores da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), Leandro Prearo e Daniel Gatti, falaram sobre um Indicador de qualidade para as Instituições de Ensino Municipais. Para finalizar os trabalhos do evento, houve a adesão à Cátedra da Associação de Universidades da América Latina e o Caribe para a Integração (AUALCPI), com Daniel Vaz, vice-presidente da AUALCPI.

 

Arildo Almeida, Presidente da FEMA, comemora a realização do evento: “Estamos posicionados entre as grandes instituições de ensino superior brasileiras. Temos voz, temos força. E nosso intuito é só um: melhorar cada vez mais a qualidade da educação”, finalizou Arildo.

 

Criação da ANIMES-BR
Pela primeira vez, um evento anual da AIMES-SP teve a presença de instituições de ensino de outros estados, como Pernambuco, Santa Catarina e Goiás, além das filiadas de São Paulo. E essa presença tem um motivo especial: na FEMA houve a criação da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES-BR).

 

A ANIMES-BR levará ainda mais força, com filiados de várias regiões do Brasil, para lutarem com propriedade por uma educação de qualidade, para que mais alunos tenham acesso facilitado ao ensino superior e para se posicionarem como instituições importantes dentro de suas localidades de atuação.

 

Durante a reunião de quinta-feira, 5 de abril, foram eleitos o Presidente e os Vice-Presidentes regionais da ANIMES-BR. São eles:

 

Presidente: Marcos Bassi.

Vice-Presidente Região Norte/Nordeste: Antonio Habib.

Vice-Presidente Região Sudeste: Edson Kai.

Vice-Presidente Região Sul: Paulo Ivo Koehntopp.

Vice-Presidente Região Centro-Oeste: Sebastião Lázaro.

 

Para Marcos Bassi, atual Presidente da AIMES-SP e também eleito Presidente da ANIMES-BR, este é um importante marco para as instituições municipais de ensino: “Ganhamos força, temos mais propriedade para lutar por nossas bandeiras, somos melhor representados, com estados de todas as regiões do Brasil. Demos um importante passo pela qualidade da educação no país!”, comemorou Bassi.

 

Eduardo Vella assume vice-presidência da AIMES-SP

Outra grande novidade do evento foi a indicação do professor Eduardo Vella, atual diretor da FEMA, para a vice-presidência da AIMES-SP. A indicação foi acolhida pelos presentes por aclamação e Eduardo tomou posse de seu cargo, que foi ocupado por José Rui Camargo, reitor da Universidade de Taubaté (UNITAU), por mais de três anos. José Rui deixa o cargo para se candidatar a uma carreira política pública e despediu-se de seus colegas, emocionando a todos, por ser um profissional muito competente e com uma personalidade doce e acolhedora.

 

Para Eduardo Vella, ocupar a vice-presidência é um orgulho e uma oportunidade única para levar o nome da FEMA, e também da cidade de Assis, para instâncias superiores de educação no Estado de São Paulo. “Vamos trabalhar muito para melhorar ainda mais as nossas faculdades, ganhar mais força, representatividade, lutar por verbas e repasses e facilitar o diálogo com a esfera mais alta dos órgãos de educação do Brasil”, falou professor Eduardo.

 

VEJA MAIS FOTOS

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top