Main Menu

Conheça a Fema

FEMA Cidadania Vila ProgressoEvento na Vila Progresso foi um sucesso


 Primeira edição do evento cidadão da instituição reuniu alunos, professores e colaboradores, de forma 100% voluntária, atendendo a população do bairro vizinho da FEMA

 Por Glauciana Nunes

Assessoria de Comunicação FEMA

 

No último sábado, dia 24 de março de 2018, a FEMA esteve com alunos, professores e colaboradores, em frente à lavanderia comunitária da Vila Progresso, para a primeira edição do FEMA Cidadania, um programa contínuo que levará a instituição, até o fim do ano, para diferentes bairros da cidade, prestando serviços e oferecendo informação aos moradores

 

Com esta primeira edição, a instituição vai além de seus muros trabalhar ativamente com uma comunidade muito especial em sua história, a da Vila Progresso. Para Arildo José de Almeida, presidente da FEMA, a Progresso teria de ser o carro-chefe deste projeto: “É nosso dever, enquanto cidadãos, devolver para nossos vizinhos todo o acolhimento que sempre tivemos ao longo desses 30 anos”, reforçou Arildo.

 

Durante o FEMA Cidadania, a comunidade recebeu orientações e encaminhamento jurídico de professores e alunos do curso de Direito, sob a orientação do advogado Gerson José Beneli, coordenador do curso. 

 

O professor doutor Jairo César dos Reis, médico que coordena a graduação de Medicina, esteve com alunos prestando atendimento pediátrico. Pesou e mediu a estatura, além de conferir clinicamente as crianças, e deu orientações nutricionais para as mães alimentarem seus filhos de forma mais equilibrada.

 

A turma do primeiro ano de Fisioterapia, o novo curso da FEMA, coordenado pela professora mestra Maria Eulália Baleotti, ofereceu uma oficina de postura corporal, para ensinar práticas de boa postura, para prevenir dores e deixar a vida das pessoas com mais qualidade.

 

O curso de Química ofereceu uma oficina de sabão e amaciante caseiros. Os participantes aprenderam na prática, fazendo o passo-a-passo das receitas, com ingredientes cedidos pelo laboratório de Química, e ainda puderam levar para casa os produtos que fabricaram.

 

A Enfermagem esteve presente, liderada pela professora mestra Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora do curso, aferindo a pressão e fazendo testes rápidos de glicemia e hepatite B. Os resultados saíram na hora e os enfermeiros encaminharam a população para tratamento, dependendo dos resultados.

 

O professor doutor Alex Poletto, que coordena dois cursos - Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação – recebeu as inscrições para um curso de games, que será ministrado nesta semana, no laboratório de Informática da FEMA. Crianças, adolescentes e jovens foram os que mais procuraram o curso. 

 

Outra oficina que também aconteceu no FEMA Cidadania foi a de fotografia em celular. Alunos do curso, que tem a coordenação dos professores mestres João Henrique dos Santos e Paulo Henrique de Barros Miguel, ensinaram de forma prática os participantes a tirarem as melhores fotos com seus smartphones.

 

Além de todas essas oficinas, atendimentos e cursos, a FEMA também deixou um legado para a Vila Progresso, para que sua marca esteja presente entre a comunidade mesmo depois do fim do programa. Alunos e professores dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, que são coordenados pelo professor mestre João Carlos da Silva, pintaram o muro da lavanderia e plantaram mudas de árvores em um terreno do bairro, que foi limpo previamente pela FEMA.

 

As crianças também tiveram vez no FEMA Cidadania: divertiram-se no pula-pula, comeram pipoca e participaram de duas vivências, lideradas pelas professoras Daniele Camargo Vêncio e Valquíria Batista Bueno, supervisoras da FEMA Junior. Com a Árvore dos Sonhos, Daniele estimulou os pequenos a desenharem seus sonhos de profissão do futuro. Já, com a Árvore da Identidade, Valquíria encorajou as crianças a carimbarem suas mãos no muro, como forma simbólica de deixarem suas marcas.

 

Os alunos de Publicidade e Propaganda, coordenado pela professora mestra Ana Luisa Antunes Dias, além de fazerem toda a divulgação prévia do evento, também recepcionaram a comunidade e encaminharam as pessoas para os cursos e vivências de seus interesses.

 

Eduardo Vella, diretor da FEMA, comemora os feitos dessa primeira edição: “Foi lindo ver o engajamento tão verdadeiro de nossos alunos, professores e funcionários. Aquela manhã de sábado foi uma aula prática de cidadania e voluntariado”, emocionou-se professor Eduardo.

 

O FEMA Cidadania é uma idealização do presidente da instituição, Arildo José de Almeida, e realizada pelo diretor Eduardo Vella, com organização dos professores Leonice Simões, Ana Luísa Antunes Dias, Gisele Constantino e Marcus Gil, coordenadores da Agência de Publicidade da FEMA, a Geração Propaganda, com os alunos estagiários.

 

 VEJA AS FOTOS

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top