Main Menu

Conheça a Fema

Cerimônia de Passagem da LâmpadaAlunos realizam Passagem da Lâmpada

 

Evento, que teve a presença de 250 pessoas, marca o início do estágio prático dos alunos do quarto ano e representa uma importante simbologia para os futuros enfermeiros

 

Por Glauciana Nunes

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Alunos e professores do curso de Enfermagem, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), realizaram a cerimônia de Passagem da Lâmpada, no dia 16 de fevereiro, em um espaço de eventos, em Assis. O ato ecumênico teve a presença de 250 convidados, dentre eles alunos dos quartos e quintos anos de Enfermagem da FEMA e seus familiares, além de professores supervisores de estágio.

 

A cerimônia de Passagem da Lâmpada é uma tradição entre algumas graduações de Enfermagem no país e a coordenadora do curso, na FEMA, professora mestra Rosângela Gonçalves da Silva estimulou os alunos a organizarem o evento, já que ele representa uma simbologia importante para os estudantes do quarto ano, que estão prestes a iniciar o estágio prático nas unidades de saúde da cidade, como hospitais, ambulatórios e nas UBS. 

 

A tradição da Passagem da Lâmpada tem origem com a enfermeira Florence Nightingale, que pertencia à alta sociedade inglesa, em 1854, e graças a seus cuidados conseguiu reduzir o número de mortos na Guerra da Crimeia. Todas as noites, ela percorria os dormitórios dos soldados feridos com uma lâmpada à óleo nas mãos, para ver seus pacientes, por isso ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”.

 

O ato simbólico, quando os alunos do quinto ano passam a lâmpada para os alunos do quarto, dias antes deles iniciarem os estágios práticos, representa a ideia de manterem acesa a “chama” da busca constante do conhecimento científico e a responsabilidade do acolhimento e do cuidado com o ser humano.  

 

Para Yanka Santana Frazão, aluna do quarto ano, que organizou o evento, junto de outros colegas - Amanda Lorenzetti, Isadora Nunes, Rodrigo Melo e Leticia Regina - participar da Passagem da Lâmpada foi emocionante: “Antes de iniciarmos nosso contato com os pacientes, nossos colegas do quinto ano nos passaram a luz, dando-nos a esperança de continuar a fazer o bem, por meio do cuidar. É um evento importante e também muito simbólico”, enfatizou Yanka. 

 

Sobre a Enfermagem da FEMA

O curso de Enfermagem da FEMA começou em 2006 e é a primeira graduação da área da saúde oferecida pela instituição. O curso tem aulas presenciais e duração de cinco anos. Além disso, se destaca com ações práticas nas comunidades do munícipio por meio de projetos como a Liga do Trauma e alunos atuando, por meio de estágios, em várias unidades de saúde da cidade. 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top