Informatica joão fernandoAluno e professor obtêm certificação em Java

Ambos conquistaram título vitalício emitido pela Oracle, multinacional da área de TI

Escrito por Silvio Moura

Em setembro, o professor Fernando Cesar de Lima e o aluno João Pedro Sacheti do curso de Ciência da Computação da FEMA obtiveram importante resultado junto a Oracle. Ambos conquistaram certificação em Java.

“Para desenvolver software, utilizamos ferramentas, que chamamos de linguagem de programação”, explica o docente. “O Java é uma das principais linguagens de programação e presente em diversas aplicações, como celular, internet”.

A Oracle, empresa norte-americana da área de TI referência no desenvolvimento de hardwares e softwares, é responsável por criar e manter o Java em evolução. A companhia emite certificação aos profissionais que utilizam essa linguagem de programação.

Para ter esse reconhecimento, entretanto, uma prova é aplicada pela própria empresa nos chamados “test center”. Alguns desses pontos estão localizados nas regiões do Centro Oeste Paulista e Norte do Paraná, dentre eles Londrina, onde professor e aluno da FEMA fizeram o exame.

“O Fernando e eu estudamos 250 horas juntos durante oito meses”, diz João Pedro Sacheti, que está no último ano de Ciência da Computação. A prova, em Inglês, é individual e tem um cunho técnico e teórico em Java com 85 questões e 2h30 de duração. “O exame também testa a atenção, portanto não basta somente o conhecimento em si”. O resultado é instantâneo e emitido digitalmente ao final do exame.

Na prática, essa é a segunda certificação conquistada por Fernando e João, a primeira foi em 2015 e é necessária para se buscar a segunda. “Consegui minha primeira certificação com 19 anos”, conta o estudante. “As certificações vão me dar o caminho para seguir uma grande vida profissional”. Com a titulação, válida para vida toda, o profissional está apto a trabalhar com a tecnologia em todo o mundo.

Além da conquista individual, ressalta o professor Fernando Cesar de Lima, esse novo conhecimento beneficia os alunos de Informática da FEMA. “Procuro sempre trazer minhas experiências para dentro da sala. Nesse aspecto, a certificação é uma fonte muito específica para entregar conteúdo de forma atualizada”.

Mais informações sobre a Oracle e como funciona o programa de certificações estão no site www.oracle.com.br. A FEMA oferece dois cursos na área de Informática, o Análise de Sistemas e o Ciência da Computação. Mais sobre essas graduações em www.fema.edu.br.