Main Menu

Conheça a Fema

semana info home2Evento abordou as tendências na Tecnologia

Semana de Informática recebeu especialistas e apresentou palestras, minicursos, mostra de software, mesa redonda e workshop

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A 28ª edição de Semana de Informática, a mais longeva das semanas acadêmicas da FEMA, terminou no sábado, dia 30 de setembro. “A Tecnologia está em Tudo” foi o tema neste ano.

Dois eventos marcaram o encerramento. O workshop “UX e Design Thinking” falou dessas metodologias cada vez mais adotadas pelas empresas para explorar inovações. Antes, pela manhã, aconteceu o minicurso “Jogos 2D utilizando Stencyl”, voltado a o público externo formado por alunos do Ensino Médio.

Outros minicursos, na quarta, 27, também fizeram parte da semana envolvendo Games, Tecnologia, Programação e Banco de Dados, com objetivo de transmitir conhecimento e aprimorar recursos tecnológicos, utilizando diversas ferramentas e linguagens de desenvolvimento de software.

Além disso, a programação contou com palestras importantes. Na terça, dia 26, Érion Ricardo Barasuol, profissional da IBM formado em Ciência da Computação na FEMA em 2012, falou de “Afinal o que é Blockchain?”.

Um dia antes, na segunda, 25, o público assistiu à palestra “Conceitos e Aplicações com Realidade Aumentada”, com o professor Everton Simões da Motta, da Unesp e Fatec de Bauru, que marcou a abertura da Semana de Informática.

semana info evertonO convidado mostrou as diferenças do chamado RA, a Realidade Aumentada, e o RV, a Realidade Virtual. “O principal critério de ambas é a interação entre usuários com o ambiente e em tempo real”, explicou o docente. “RV é gerado por computador, com objetos e ambientes virtuais, como os games. RA é a atribuição de objetos virtuais em um ambiente real, por exemplo, as projeções holográficas”.

O diretor da FEMA, Eduardo Vella, participou da noite de estreia e lembrou que as semanas acadêmicas são para os alunos. “Tem um orgulho pessoal de estar aqui tendo a oportunidade de abrir esse evento. São 28 edições. As semanas são feitas para vocês, alunos. Aproveitem tudo o que a FEMA e a coordenação dos cursos oportunizam a vocês”. 

Mais eventos

Quinta, 28, foi reservada para o evento “NovAmérica – Agricultura Digital”, idealizada para apresentar oportunidades que a empresa pode oferecer na temática Agricultura Digital e o Perfil do Profissional para esse novo negócio.

Durante a atividade, a NovAmérica ressaltou que 57% do quadro de colaboradores da área de TI da companhia é composto por profissionais formados pelos cursos de Informática da FEMA.

Outro destaque foi a já tradicional “Mesa Redonda”, na sexta-feira, dia 29. Os egressos falaram de carreira, os desafios no mercado de trabalho e a importância da faculdade na projeção profissional de cada um deles.

Participaram do bate-papo os ex-alunos Fabiana Aparecida Rodrigues (UNESP-Capital), Ivan Camolesi (VSM), Junior Aparecido Rodrigues da Cruz (Cocal), Matheus Faria Sanches (Genesis Group), Rafael Moraes de Oliveira (Freelancer) e, por videoconferência diretamente da Suíça, Bruno Gaetano Wandekoken Grazioli (ZHAW).

A noite reservou ainda uma homenagem a Guilherme Anóbile, aluno formado no curso de Ciência da Computação. O egresso recebeu moção de congratulações da vereadora Professora Dedé, vice-diretora da FEMA, em parceria com a Coordenadoria de Informática, por ter conquistado o prêmio de melhor TCC do MBA da FGV, a Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. 

“O apoio não apenas da direção, professores e alunos, mas também de empresários foi fundamental para a semana acadêmica”, destacou o professor doutor Alex Poletto, coordenador das graduações de Informática. “Estiveram com a gente Totvs, IBM, Vipsystem, Engemap e Sensormap, VSM e VSM Shop, Lima Software, Komeia Interativa, Focus, Penze, Web Managers e NovAmérica. Trazer essas empresas é uma ação muito importante e abre portas para nossos alunos”.

semana info eventos

 

MAIS FOTOS NO FLICKR FEMA

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top