Main Menu

Conheça a Fema

Fausto Nóbile Filho na palestra de encerramento da SemaComSemaCom fala sobre Era Digital

Palestras e workshops aproximam alunos da Fema e profissionais do mercado de trabalho

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

 

Entre os dias 11 e 15 de abril, a Fundação Educacional do Município de Assis – Fema realizou mais uma edição de sua Semana da Comunicação, a SemaCom, voltada principalmente aos estudantes de Publicidade e Propaganda.

Em cinco dias, diversos eventos foram apresentados. Ao todo, aconteceram quatro palestras e quatro workshops com profissionais especializados na área.

Na abertura, a vice-diretora do Fema/Imesa, Elizete Mello, ressaltou a criatividade dos estudantes. “Como nossos alunos são talentosos. Parabenizo esse trabalho de equipe com os professores”. Mello lembrou como o curso de Publicidade e Propaganda da Fema mudou a realidade do município. “Antes, distribuíamos cartãozinho. Agora, temos grandes agências. Parte desses profissionais se formaram aqui e hoje são nossos professores”.

A coordenadora atual da graduação, Leonice Martins, destacou a gama de conhecimentos à disposição dos estudantes durante a SemaCom. “Se você vem com uma colher, você vai receber uma colher de conhecimento. Se você vem com um caminhão, vai receber um caminhão de conhecimento”.

A sequência de palestras foi aberta pelo publicitário e diretor Xando Natsume, da Fórmula Treinamentos, falando sobre “Antes e Depois da Era Digital”, temática que foi o objetivo central da semana. Natsume explicou que a carreira dos publicitários se adaptou à mudança de comportamento das pessoas com a chegada e expansão da internet.

“Os anos 2000 foram os anos da era das ideias, da criatividade visual. A criatividade sempre terá importância, mas com a internet a forma de expressá-la mudou”. O palestrante citou as redes sociais, como Facebook e Twitter, e o quanto passaram a ser recorrentes no marketing. “Com a internet, podemos mensurar, realinhar o conteúdo. Isso determina o sucesso do marketing digital”.

 

semacomBruno Coelho

Palestras e workshops

O segundo dia da SemaCom foi reservado aos workshops ou oficinas voltadas à geração de conteúdo para o meio digital, branding e novas tecnologias, com os profissionais Bruno Coelho, André Foganholi, Vinicius Cruz e Silvio Moura.

Na quarta-feira, dia 13, as palestras foram retomadas. O advogado Marcelo Arruda falou sobre “Criatividade e Empreendedorismo” aos alunos e ao público presente no anfiteatro da Fema.

Para Arruda, é fundamental que se abandone alguns mitos que bloqueiam o processo criativo das pessoas. “Abandonem os mitos. Não só artistas e nem só os que se dizem ter o dom são criativos. Todos nós somos”.

O palestrante traçou ainda uma relação entre Criatividade e Empreendedorismo. “Temos sempre que aprender com o fracasso. Analisar os erros e acertá-los”. Empreender, na visão do convidado da Fema, é mais do que ter uma empresa e para isso é importante ver sob outras óticas. “Quando olhamos as soluções para os problemas de forma diferente, isso nos auxilia no empreendedorismo”.

As palestras nos dois últimos dias tiveram um caráter mais técnico. Na quinta-feira, dia 14, o professor de Fotografia Rubens Cardia, da Fema e da Unoeste, de Presidente Prudente, trabalhou o tema “Tour Virtual como Ferramenta de E-commerce”.

O Tour Virtual 360º é um recurso digital que possibilita ao internauta conhecer sua empresa sem sair de casa pelo computador, tablet e smartphone. “Com essa ferramenta, o cliente visita seu empreendimento, como se estivesse no local”, explica Cardia.

E o encontro que encerrou a SemaCom na sexta-feira, dia 15, foi com Fausto Nóbile Filho, com “Áudio, Música e Propaganda”. O engenheiro de mixagem e masteurização apresentou alguns de seus trabalhos e explicou como sua trajetória o levou a criar a própria empresa, a Nobilemix.

O empreendimento de Nóbile é parceiro do SBT. Para a emissora paulista, a Nobilemix atuou na trilha sonora das novelas infantis “Carrossel”, “Chiquititas”, “Cúmplices de Um Resgate”, além de “Carinha de Anjo”, que estreia ainda em 2016.

 

Alunos

Além disso, antes das palestras, alunos mostraram trabalhos desenvolvidos especialmente para a SemaCom.

Os estudantes do primeiro ano preparam um desfile de camisetas com o tema “Prevenção”. A apresentação vencedora falou sobre tristeza e isolamento.

A mostra de vídeos organizada pelo quarto ano seguiu a mesma temática. Cinco trabalhos foram exibidos. Houve empate no primeiro lugar entre as agências OM e Tetris.

A participação dos estudantes se completou com a Ação de Marketing de Guerrilha do terceiro ano e com a exposição de cartazes, do segundo ano, vencida pela agência Ello.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Back to top